Aconteceu no final da manhã dessa terça-feira (11), reunião entre diretores do Sinpol, Delegada Geral Adjunta Letícia Franco e Secretário de Segurança Pública Rodney Miranda para tratar de demandas da categoria.

O Presidente Paulo Sérgio iniciou o diálogo manifestando o contentamento dos policiais com o reconhecimento, por parte do titular da pasta, dos excelentes trabalhos prestados pelos policiais civis transmitido em entrevistas, vídeos e discursos.

Em seguida a Vice Presidente Wânia Cristina levou ao SSP, corroborada pela fala da Delegada Geral Adjunta, o prejuízo sofrido pelos policiais civis de classe única que tiveram congelada, por força da Emenda Constitucional nº 54/2017, sua única forma de ascensão na carreira, a progressão, por três anos a contar a partir de janeiro de 2018. Foi pontuado ao Secretário que esses policiais estão sendo submetidos a tratamento desigual dentro da instituição uma vez que executam as mesmas atividades que os agentes de polícia, porém, sem a evolução na carreira, causando desmotivação ao colocar o policial com mais tempo de carreira em condição salarial destoante já que aos agentes, escrivães e papiloscopistas foi assegurado o direito à uma promoção anual. Foi informando ainda que, por iniciativa do Sinpol, encontra-se em trâmite o processo administrativo, via SEI, onde se pede colaboração da Diretoria da Polícia Civil em apresentar o assunto ao Secretário e ao Governador do Estado, pleiteando a alteração da EC 54 para abarcar os policiais de classe única. O Presidente Paulo Sérgio pontuou que as progressões, caso não tivesse sido aprovada a EC 54 que as suspendeu, já deveriam terem sido concedidas, haja vista que estavam previstas para os meses de janeiro, março, além de outra em junho, tempo em que se completa o interstício exigido para sua implementação.

Logo após a Diretora Social Keithe Amorim apresentou preocupação quanto ao recolhimento de menores infratores e também de maiores em unidades da Polícia Civil, caracterizando desvio de função agravado pelo baixo efetivo da instituição. Miranda informou estar a par da situação e que tem reunião agendada com o Governador Ronaldo Caiado para discussão da matéria e resolução da demanda.

Em virtude da agenda de atendimento do Secretário foi proposta nova reunião para apresentação de outras demandas mencionadas no encontro, tendo o titular manifestado simpatia aos temas apresentados e interesse em agir em parceria com a entidade e a Diretoria da Polícia. Ao secretário foi feito convite para conhecer a sede do Sinpol em Goiânia em data a ser definida.

No que se refere as promoções previstas para o mês de julho, o secretário disse que deverão ocorrer.

Ao final, Rodney Miranda manifestou satisfação em estar à frente da Secretaria de Segurança Pública e poder acompanhar de perto os trabalhos investigativos da Polícia Civil, inclusive com participação em operações, comentando o carinho que tem pela camisa personalizada da Polícia Civil que lhe foi presenteada, a qual diz estar sempre ansioso por vestir.

Os diretores do Sinpol avaliaram o encontro como positivo ao perceber a forma receptiva com que foram ouvidos na reunião e o posicionamento demonstrado pelo Secretário.

Artigo anteriorVenda de Camisetas, Distintivos e Carteiras
Próximo artigoBruno Matos & Jacinto Sousa Advogados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here