Vacinação contra a gripe: profissionais da Segurança Pública estão no 2º grupo de risco

O Sinpol-GO informa que o Ministério da Saúde (MS) divulgou o calendário da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 e os profissionais da área da Segurança Pública estão no público alvo do segundo grupo de risco, junto com os professores, profissionais de salvamento e os pacientes de doenças crônicas.

Os profissionais serão vacinados a partir do dia 16 de abril, após o período de vacinação dos grupos prioritários.

As vacinas contra a gripe começarão a ser aplicadas na rede pública a partir do dia 23 de março somente para idosos e trabalhadores da área de saúde, que são os grupos priorizados por causa do novo coronavírus e, posteriormente, os demais grupos, como o dos policiais civis e militares entram na lista.

O intuito do MS é proteger os idosos do vírus da influenza (causador da gripe), e essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus.

Os trabalhadores de saúde também serão imunizados desde o dia 23 de março, porque estão mais propensos a entrarem em contato com ambos os vírus e também por poderem transmiti-los a pessoas que já estão fragilizadas em ambientes hospitalares.

Outra contribuição da vacinação é em ajudar a diferenciar entre gripe comum e a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Confira como fica o calendário:

23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.

A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma).

A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.

O Dia D acontecerá no 9 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

SINPOL LIVRE E TRANSPARENTE!

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram