Antiga Chefatura de Polícia é restaurada pelo Iphan

0
335

A foto antiga é do prédio que abrigou a primeira sede da Polícia Civil no estado de Goiás, na Praça Cívica, em Goiânia. Chamado de Chefatura de Polícia e Cadeia Pública, foi inaugurado em 1937 no estilo art déco e está entre um dos primeiros construídos na capital.

Em seus 85 anos, o edifício passou por diferentes usos depois que a Chefatura foi desativada e atualmente é parte da estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Governo.

Iphan investiu 6 milhões de reais na reforma do prédio

A antiga Chefatura de Polícia de Goiás integra o Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia, tombado pelo Iphan desde 2003 como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Engana-se quem pensa que o prédio está em ruínas. O prédio de quase 2 mil metros quadrados foi restaurado pelo IPHAN num investimento de R$ 6 milhões e reinaugurado ontem.

 

Antiga Chefatura de Polícia agora é um Centro Tecnológico

Durante a obra que durou 26 meses, lances da escada original, que estava encoberta, e vestígios do piso em taco de madeira, foram agora reconstituídos. Entre as novidades estão as novas instalações hidrossanitárias e elétricas que foram adequadas às normas de segurança e acessibilidade, com instalação de elevador na ligação entre os dois blocos.

O local que abrigava os presos tambem já foi sede da PGE e a Secretaria Estadual de Cultura agora dá lugar ao Centro de Referência de Tecnologia e Inovação em Goiás.

Fontes e Fotos: IPHAN e Museu da Imagem e do Som

Artigo anteriorConvênio: Krav Maga Global Brasil
Próximo artigoURGENTE: Governo Estadual sinaliza pagamento de data-base

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here