A importância de ser sindicalizado

0
289

Ao se sindicalizar, mais do que buscar direitos ou legitimar o sindicato para atuar como substituto processual, esta atitude reflete o amadurecimento e grau de consciência de cada policial.

O panorama da vida do policial civil apresenta-se hoje, fragilizado em alguns aspectos. Frente a isso, é fundamental nos solidificarmos em nosso sindicato, para garantirmos nossos direitos. Portanto, faz-se necessária e urgente a união, compreendendo que o espaço de um sindicato é o seu espaço de resistência. Filiar-se ao seu sindicato vai além de 10%, 15% ou 20% de descontos em convênios, assessoria jurídica ou demais vantagens que um sindicato possa vir a oferecer, pois na verdade, o que se busca é a parceria de ideias, discussões para rompermos com a hegemonia e a exploração.

É importante termos claro que é através da luta coletiva e do Sindicato, que garantimos nossos direitos e avançamos em nossas conquistas. Não se trata apenas de sustentar política e financeiramente a entidade. Mas de fazer parte e somar na luta do conjunto dos servidores. Independente da categoria, é a resistência e a unidade que podem levar a vitórias.

O Sindicato tem um papel fundamental na construção da consciência de classe e na organização e fortalecimento da democracia. É um instrumento de combate as desigualdades e de fortalecimento dos trabalhadores, bem como de superação de uma realidade, encontrada em muitos setores, de uma consciência desarticulada. Em todas as lutas relevantes do país, com resultados concretos, houve a participação dos sindicatos. É a entidade que dá o caráter de permanência da luta, o sentido de classe e a ideia de resistência a uma categoria. E embora para os servidores públicos o direito de sindicalização seja relativamente recente – só foi garantido a partir de 1988 – ele tem sido fundamental nos embates com os governantes e gestores públicos, proporcionando um maior equilíbrio e igualdade de condições nos conflitos e negociações. Assim, o SINPOL-GO reitera aos policiais civis o seu compromisso com as deliberações deste segmento da categoria, bem como reforça o convite à sindicalização.

Alguns bons motivos para se sindicalizar

Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania;

Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores;

Sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador;

É participar da luta para manter direitos já conquistados e para ampliá-los;

Os sindicatos organizam, representam e defendem os interesses dos trabalhadores;

Lutam por direitos sociais, participando e influenciando nas decisões e processos políticos para uma melhor distribuição de riqueza, com garantia de dignidade ao trabalhador, inclusive na aposentadoria;

No caso dos servidores públicos, os sindicatos têm incluído em suas ações em campanhas salariais e nos espaços políticos (Assembleias Legislativas, Congresso Nacional), temas institucionais como estrutura, atribuições e funções;

É um importante instrumento de solidariedade.

SINPOL LIVRE e TRANSPARENTE

Artigo anteriorConvocação para a ALEGO
Próximo artigoConvocação