Sinpol orienta policiais a não participarem de atividades do CONCPC

0
378

Graças à ação rápida e efetiva do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol-GO), a direção da PC de Goiás voltou atrás e suspendeu a convocação que havia feito a policiais civis para atuarem durante o encontro do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), que será realizado em Goiânia nos dias 21 a 25 deste mês.

O superintendente de Polícia Judiciária, André Gustavo Corteze Ganga, havia emitido uma convocação para os policiais civis participarem da realização do evento. Havia uma reunião prevista para esta segunda-feira, 19, às 10 horas, no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para tratar das diretrizes dessa atuação.

Em reunião com a diretoria da Polícia Civil, o presidente do Sinpol-GO, Paulo Sérgio Alves de Araújo, alertou para a impossibilidade de atendimento da convocação. “O Conselho é uma entidade de direito privado, não pertence ao Estado. Logo, os policiais civis não poderiam atuar como motoristas e seguranças nesse evento em horário de expediente”, argumenta Paulo Sérgio. Além disso, lembra o sindicalista, esta não é a atribuição dos policiais civis. “Nós somos investigadores”, diz Paulo Sérgio, acrescentando que a Confederação Brasileira de Policiais Civis (Cobrapol) tem uma ação judicial contra o CONCPC por fatos similares. Com a argumentação, o Sinpol conseguiu demover a diretoria da convocação dos policiais.

Paulo Sérgio alerta também aos policiais que eventualmente queiram atuar no evento. “Isso pode ser entendido como ato de improbidade administrativa, não só por quem chama, mas também por parte de quem atende, inclusive porque implica o uso do trabalhador, em horário de expediente, e muito provavelmente de estrutura da própria PC, como viaturas”.

“O Sinpol já fez o que tinha a fazer, foi até a direção da Polícia Civil e conseguiu o cancelamento das convocações. Se houver eventual problema relacionado à participação de algum policial civil no evento, o sindicato não pode fazer nada, por isso estamos fazendo esse alerta”, diz Paulo Sérgio.

SINPOL LIVRE E TRANSPARENTE!

Artigo anteriorGrupo Tático 3 lança edital para o III COTE
Próximo artigoPoliciais de Águas Lindas apreendem adolescente por assaltos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here