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Aposentados e pensionistas devem fazer recadastramento para receber benefício

O Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), retoma, a partir do dia 1º de julho, o recadastramento anual obrigatório (prova de vida) para aposentados e pensionistas. Será necessário fazer agendamento e obedecerá a um cronograma de acordo com mês de aniversário do segurado.

O recadastramento está previsto na Lei Complementar nº 161/20, criada com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados e fraudes, por exemplo), e sua regularização no prazo determinado evita o bloqueio de pagamento. A retomada desse procedimento segue o que determina a Portaria Nº 850, desta segunda-feira (21/06).

A partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Para maior segurança, tanto do beneficiário, quanto da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para o exercício de 2021 e contará com a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt Vupt e do Ipasgo (postos de atendimento), na capital e no interior do Estado.

Outra medida do Governo Estadual é a disponibilidade de dois tipos de atendimento, o presencial e o telemático (videoconferência), para aqueles que ainda têm receio de sair de casa, acamados ou com comorbidades, e para os que moram fora do Estado e não tiverem condições de enviar a documentação pelos correios.

Atualmente, a previdência estadual conta com 71 mil segurados (civis e militares) e 123 postos de atendimento (multiatendimento GoiasPrev, Vapt Vupt e postos do Ipasgo) numa média de 6 mil recadastramentos/mês. Com o controle do agendamento, serão de 3 a 5 atendimentos/dia por unidade no interior e no máximo 10, nas unidades da capital e região metropolitana.

ATENDIMENTOS
Goiasprev: atendimento por videoconferência.
Agendamento pelo e-mail: recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br

Deverão ser enviados os seguintes dados:
•Número de telefone (WhatsApp) para contato que tenha câmera para a videoconferência.
•Identidade frente e verso.
•Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP.
•Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos três meses.

A equipe do multi atendimento responderá o e-mail em até 24 horas, agendando o horário para a videoconferência.

Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros, foi colocado à disposição um kit de recadastramento no site https://www.goiasprev.go.gov.br

Vapt Vupt
(70 unidades em todo o Estado)
O recadastramento presencial será feito nas agências do Vapt Vupt, com agendamento prévio no site https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento – AGENDAMENTO GOIÁS PREV

Postos do Ipasgo
(52 unidades em todo Estado)
Atendimento presencial pré-agendado no site http://www.ipasgo.go.gov.br
(atendimento: telefones, endereços e horários): https://bit.ly/3qgDdke.

Nas localidades que não possuem unidade do Vapt Vupt, o recadastramento será realizado nos postos de atendimento do Ipasgo.

Tanto no Vapt Vupt, quanto no Ipasgo, o atendimento presencial exigirá o uso obrigatório de máscaras. Todas as medidas de segurança e distanciamento social serão tomadas.

FONTE: Goiás Previdência

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