quinta-feira, março 28, 2024

Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba onde doar

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira, 14, o Sinpol-Goiás faz um pedido aos colegas sindicalizados: doem!!!

Policiais civis participaram no ano passado de uma campanha do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, para aumentar o estoque de sangue que atende pacientes com câncer internados na unidade.

A pandemia do coronavírus afastou os doadores de todos os bancos de sangue e as campanhas são necessárias para aumentar o número de bolsas de sangue, plaquetas ( que valem apenas 5 dias após a doação) e de hemácias ( que valem até 42 dias).

👮‍♂️QUEM PODE DOAR?👮‍♀️
Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo, 50kg.

COVID E DENGUE🦟
Quem teve Covid ou dengue pode doar sangue depois de 30 dias. Já para quem teve gripe, a infecção viral do momento, o intervalo necessário é de 15 dias.

VACINAS 💉
Quanto às vacinas os prazos para fazer a doação de sangue são variáveis. A Coronovac – 2 dias após e Pfizer/AstraZeneca/Jassen com uma semana após a imunização.

Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

SE VOCÊ TEM MEDO…😨
Para quem nunca doou e tem medo, saiba que a quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde e o sangue doado é reposto naturalmente pelo organismo em até 24 horas. Não há risco de contaminações durante a doação de sangue, porque todos os materiais utilizados são descartáveis e o atendimento é feito por profissionais capacitados que garantem a total segurança do doador.

SUGESTÕES DE ONDE DOAR
O Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge fica na Rua 239, no Setor Universitário, e funciona também aos sábados, entre 7h e 13h. Informações pelo telefone (62) 3243-7031.
Já para agendar a doação em umas das unidades da Rede Hemo ( Goiânia, Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu) basta acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar no número 0800 642 0457.

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram