O SINPOL recebeu representantes da Polícia Militar e da Polícia Científica na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto. Em pauta, a gravação de um podcast no estúdio do Sindicato acerca da campanha Agosto Lilás, que movimenta instituições e pessoas em todo o Brasil contra a violência doméstica.
A entrevista foi comandada pelo Capitão Gustavo Arantes, que conversou com a major Dyrlene Seixas e perita criminal Núbia Vieira sobre os 18 anos da lei Maria da Penha, e o que as forças estão fazendo para reduzir os índices de violência contra a mulher. A gravação foi acompanhada também pelo coronel Danilo Braga, da Gerência de Operações Integradas.
Violência
Dados do Anuário da Segurança Pública de 2024 mostram que a violência contra as mulheres aumentou em todas aas modalidades ao longo de 2023. As agressões decorrentes de violência doméstica subiram 9,8%, com 258.941 registros. O feminicídio aumentou 0,8%, com 1.467 casos registrados, enquanto 540.255 medidas protetivas de urgência foram concedidas pela Justiça, aumento de 26,7%.
Durante reunião prévia com o presidente e vice-presidente do SINPOL, Renato Rick e Charles Pessoa, respectivamente, o coronel Danilo Braga explicou que a iniciativa faz parte da Operação Shamar, de mobilização das forças de segurança em todo o Brasil no combate à violência doméstica. Para Renato Rick toda entidade deve apoiar a campanha e atuar junto ao seu público para fazer do Brasil um país mais seguro para as mulheres. “É um dever de todos”, frisa.
Renato afirma ainda que o SINPOL vai apoiar outras iniciativas da campanha durante o mês de agosto. O podcast será transmitido nos canais da PC, SSP, PM e demais forças de segurança de Goiás, além do Canal do SINPOL no youtube.