Agente de polícia na DP Vendinha, no município de Padre Bernardo, Helenilton Lemos Matos desembarcou na Argentina no último fim de semana, onde participou da Matarona de Buenos Aires, no último domingo, dia 22.
Helenilton explica que seu objetivo é completar o circuito Mega Finisher, que consiste em 5 maratonas na América do Sul (Brasília, Buenos Aires, Assunção, Montevidéu e Lima). “Ao completar as cinco etapas em 60 meses, você recebe uma mandala como prêmio”, frisa.
O agente já tinha completado a Maratona de Brasília em 2023 e decidiu participar do circuito. “Iniciei minha preparação para Buenos Aires em dezembro de 2023. Foram mais de 9 meses de treinamento, treinando 4 vezes por semana”, recorda.
Além de cumprir mais uma prova do circuito, Helenilton tinha como objetivo bater seu recorde pessoal, que era superar a marca de 2h58’36”, conquistada em Porto Alegre em 2022. “Mas não foi dessa vez”, lamenta.
“A prova é simplesmente perfeita, percurso plano, clima agradável e um calor humano indescritível, foi uma experiência maravilhosa”, recorda. Apesar de ter feito um ciclo de preparação muito bom, Helenilton diz que não conseguiu transferir para prova o que havia treinado. “Durante a prova, mudei de estratégia, mas não consegui encaixar o ritmo. A maratona é assim, imprevisível, desafiadora, no dia tudo tem que estar bem alinhado, mas dessa vez não deu”, explica.
Mesmo assim, nosso corredor garante que não sai frustrado com o tempo de 3h22. Mesmo longe do tempo planejado, Helenilton chegou em 1634⁰ lugar entre quase 13.000 atletas. Na sua minha faixa etária, de 51 a 54 anos, ficou em 98⁰ entre 1083 corredores. “Saio realizado e mais forte para próxima”, comemora. O próximo desafio será em Assunção, no Paraguai, em 2025.
Para saber mais sobre o circuito, acesse: https://megafinisher.com/