sexta-feira, março 29, 2024

Polícia Civil prende três pessoas por envolvimento em golpe numa casa lotérica da Bahia

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC), prendeu três suspeitos por envolvimento em golpe que gerou um prejuízo de mais de R$ 63 mil para uma casa lotérica localizada em uma cidade do interior do Estado da Bahia.

O golpe, que tem sido aplicado em casas lotéricas de todo país, tem como engenharia social a atuação de um indivíduo que se passa por gerente do estabelecimento e, por mensagem de aplicativo, informa a algum atendente que um técnico de TI da Caixa Econômica Federal entrará em contato para fazer atualizações nos sistemas.

Em seguida, o suposto técnico entra em contato com o mesmo atendente e diz ter feito atualização remota e para testar se as atualizações foram feitas pede para que sejam realizadas diversas transações – depósitos, transferências e pagamento de boletos – alegando ser uma simulação, mas as transações são reais.

Por fim, para que não se perceba imediatamente o golpe ele pede que os equipamentos sejam desligados e religados após 15 minutos, tempo suficiente para que os valores depositados e transferidos, geralmente para contas de laranjas, sejam sacados e/ou pulverizados em outras contas, impedindo sua recuperação.

A equipe de Policiais Civis do GREF/DEIC já vinha investigando um grupo que atuava no Estado de Goiás e, após uma troca de informações com a Polícia Civil da Bahia, conseguiu confirmar a participação de alguns deles no crime aplicado à casa lotérica daquele Estado.
Na ocasião, três suspeitos foram presos em flagrante, sendo um deles agenciador de contas bancárias e dois laranjas que emprestaram as contas para recebimentos dos valores produtos do crime.

Pelo menos outros 13 suspeitos já foram identificados após a instauração do Inquérito Policial e novas prisões podem ocorrer a qualquer momento.

Os três indivíduos, que tiveram sua prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, foram recolhidos à CPP. As investigações devem ser encerradas nos próximos dias.

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram