sexta-feira, março 29, 2024

Policiais brasileiros param esplanada dos ministérios em defesa da manutenção da atividade de risco na Constituição Federal

Cinco mil policiais civis de todo o país vão se reunir nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, às 13h30, em frente ao Ministério da Justiça para protestar contra a PEC 287/16. A proposta de emenda constitucional em tramitação no Congresso pretende retirar da Constituição Federal o artigo que reconhece a atividade de risco dos profissionais de segurança pública nos critérios de concessão da aposentadoria.

Por meio de carro de som, faixas e um cemitério montado no gramado do Congresso, as 32 entidades que integram a União dos Policiais Civis do Brasil pretendem chamar atenção das autoridades sobre a ameaça à sociedade que é ter uma polícia cada vez mais envelhecida nas ruas. Pelas novas regras, para obter aposentadoria integral, o policial poderá contribuir por 49 anos, aposentando-se próximo aos 70 anos de idade, o que excede a previsão de expectativa de vida da categoria.

No Brasil, morrem mais policiais do que no resto do mundo. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2016, entre 2009 e 2015 foram 2.543 policiais mortos, número que não encontra similar em nenhum outro país do mundo.

A manifestação “Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria dos Profissionais de Segurança Pública” vai acontecer simultaneamente em todos os estados da federação. Haverá paralisação das atividades em Alagoas, Pará, Acre e Sergipe.

União dos Policiais Civis do Brasil – UPB

A União dos Policiais Civis do Brasil congrega 32 entidades representativas de profissionais de segurança pública do País, totalizando cerca de 300 mil membros. Ela foi criada para lutar contra o descaso do governo federal que desconhece as peculiaridades dos profissionais de segurança pública.

Serviço:
Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria dos Profissionais de Segurança Pública
Local: Esplanada dos Ministérios – em frente ao Ministério da Justiça

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram