Shiko comemora cura de câncer e agradece aos amigos

No dia 16 de dezembro, o Sinpol começou a mobilizar os colegas policiais civis para ajudar um de nós, o Escrivão de Polícia Francisco Matos, o Shiko, lotado na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Águas Lindas. Ele havia sido diagnosticado com câncer na garganta (tireóide) e precisava com urgência de doações para custear o tratamento, especialmente a cirurgia, que tinha de ser feita com rapidez para aumentar as chances de recuperação.

Como sempre acontece nessas situações adversas, os colegas se sensibilizaram e, mesmo diante das dificuldades de cada um, deram suas contribuições. O resultado foi surpreendente, como o próprio Shiko conta no vídeo que gravou para contar sobre o andamento da terapia, apesar de ser discreto e não costumar gravar vídeos. O importante é que em menos de 48 horas, os R$ 9 mil necessários para custear a cirurgia já haviam sido arrecadados.

Além da operação e do tratamento com medicamentos, Shiko ainda teve de fazer uma iodoterapia, precisando ficar no isolamento do hospital, sem contato com amigos, a mulher, Jaqueline (amamentando o filho caçula) e os quatro filhos. Mas ele venceu também essa etapa e chegou na seguinte, a Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI). “Francisco, você está livre”. Essa foi a frase que Shiko ouviu, quando saiu da sala de exame. Desde então, foram muitas lágrimas, mas não mais de preocupação e desespero, como ele chegou a sentir. O choro, agora, é de felicidade e gratidão.

O vídeo, que o Sinpol reproduz para os colegas, Shiko conta como recebeu o diagnóstico, em agosto de 2018, e fala sobre o desespero que tomou conta dele, por não saber como sairia dessa grave doença. Ele pensou na mulher, nos quatro filhos e não viu saída. “Não tenho plano de saúde, meus filhos estudam em escola pública minha casa é financiada. Tive depressão e momentos de desespero”, relatou. “Mas Deus colocou essas pessoas na minha vida, que me deram todo apoio”, agradeceu.

Shiko, nós é que agradecemos pela lição de vida que você nos deu e nos dá, com sua força e com essas palavras.

SINPOL LIVRE E TRANSPARENTE!

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram