0
63

Goiânia nasceu das necessidades de descentralização do poder local do estado de Goiás e o nome foi escolhido por um concurso. O interventor de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira, nomeado pelo então presidente Getúlio Vargas, foi quem idealizou essa mudança de local.

Em janeiro de 1933, foram feitos estudos topográficos e a região de Campinas foi escolhida. O decreto estadual nº 3359, de 18 de maio de 1933, determinou a escolha da região às margens do córrego Botafogo, e em 24 de outubro de 1933, em local definido pelo engenheiro, arquiteto, urbanista e paisagista Attilio Corrêa Lima, responsável pelo projeto urbanístico da nova capital, Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental de Goiânia.

Construída inicialmente para 50 mil habitantes, Goiânia experimentou um crescimento moderado até 1955. Hoje, Goiânia tem cerca de um milhão e meio de habitantes, a vigésima segunda cidade mais rica do Brasil, a décima segunda entre as capitais brasileiras e a primeira em seu estado. Um estudo da UFG considera a nossa capital como a segunda que mais recebe migrantes de todo país, perdendo apenas para Brasília.

Conta para gente, você nasceu aqui ou veio de outra cidade? Qual é a sua história com a nossa capital?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here