sexta-feira, março 29, 2024

Goianésia: Suspeita de fraude em licitações para aquisição de coroas de flores

Policiais Civis que participaram da Operação Coroa de Flores cumpriram 09 mandados de busca e apreensão em residências, estabelecimentos comerciais e na Câmara Municipal do município de Goianésia. As medidas foram determinadas pela 1ª Vara Criminal de Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro de Goiânia em razão de investigação da Polícia Civil que apontou supostas fraudes a licitação na aquisição de coroas de flores para ornamentar cerimônias de velórios na cidade.

Durante as investigações, os policiais civis constataram que, entre os anos de 2015 a 2020, houve o direcionamento das aquisições de coroa de flores para que uma mesma funerária da cidade as fornecesse. Entretanto, foi verificado que esta funerária não costuma realizar o fornecimento de tais ornamentos e é ligada a um dos vereadores da Câmara Municipal. Há suspeitas de que o antigo mandatário da Câmara de Vereadores seja o verdadeiro proprietário da empresa funerária que possui como sócios formais pessoas intimamente ligadas a ele, como seu genro. Além disso, há a possibilidade de sequer terem sido fornecidas as coroas de flores já que a empresa funerária não possui permissão para a realização dessa atividade.

A investigação também apura o direcionamento na contratação de uma empresa de engenharia que prestou serviços para a Câmara Municipal por meio de dispensa de licitação. No curso do cumprimento dos mandados de busca, foram apreendidas 6 armas de fogo, entre revólveres, pistola e carabinas, e munições de propriedade do principal investigado.

As investigações estão em sua fase final e os envolvidos poderão responder por crimes de associação criminosa, fraude a licitação e peculato, cujas penas máximas, se somadas, podem chegar a 19 anos de prisão.

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram