Sinpol-GO comemora 17 anos com sorteio de moto

0
165

O policial civil Alex Fabrício Belchior dos Santos foi o ganhador da motocicleta zero-quilômetro sorteada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol-GO) durante o coquetel que marcou as comemorações pelos 17 anos da instituição. A festa foi realizada no Cenário Espaço de Eventos, no Bairro Anhanguera, em Goiânia. Alex Fabrício é escrivão de polícia de terceira classe, lotado na Regional de Posse.

Mesmo diante de grandes desafios para valorizar o policial civil e conquistar melhorias na carreira e nas condições de trabalho, a avaliação da diretoria do Sindicato é de que houve avanços significativos nesses 17 anos de história e, particularmente, em um ano de atuação da nova diretoria, período em que os policiais tiveram conquistas históricas, algumas delas judiciais, como a devolução dos pontos cortados na última greve da categoria, a não implementação do controle eletrônico de ponto para os policiais civis, em função das particularidades de sua atuação e o fim do desvio de função de agentes, que estavam sendo obrigados a registrar boletins de ocorrência na regional de Goiânia.

Várias outras ações tramitam na Justiça, como a que busca impedir que fatos atípicos sejam registrados em delegacias de polícia (aqueles que não constituem crimes, como perda de documentos) e para pôr fim ao desvio de função de policiais civis quando fazem guarda e escolta de presos. “Quando assumimos o sindicato, buscamos profissionalizar a atuação e isso se pautou basicamente em dois pilares: uma boa assessoria jurídica e transparência nas informações, para mostrar tudo o que fazemos, administrativa, econômica e politicamente”, explica o presidente do Sinpol-GO, Paulo Sério Alves de Araújo.

Para tanto, o site do sindicato foi reestruturado. Lá os policiais civis e a sociedade em geral podem consultar informações sobre, por exemplo, arrecadação e a forma como o dinheiro das contribuições está sendo gasto, ações institucionais do Sindicato e também o trabalho desenvolvido por policiais civis em todas as regionais, por meio do registro de ações policiais. O Sinpol-GO contratou novas assessorias jurídicas e de comunicação, em evidente priorização da transparência de suas ações. Também ampliou a rede de convênios, sempre em consonância com as demandas dos policiais civis.

Os resultados dessas ações apareceram rapidamente. O número de sindicalizados, que há um ano não chegava a 1.100 hoje é de 1.451, o que representa um crescimento de 31% em apenas um ano. “Isso demonstra a confiança dos colegas policiais civis no trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual diretoria”, avalia Paulo Sérgio. Esse número vem crescendo a cada dia.

A profissionalização da atuação do Sinpol-GO passou também pelo equilíbrio das finanças da entidade. O diretor financeiro, Henrique César de Araújo, explica que foi preciso cortar gastos e otimizar a relação entre receita e despesa para tirar o Sindicato do vermelho, com dívidas e gastando mais do que arrecadava, para o azul, com dinheiro em caixa e sem dívidas. “Conseguimos uma economia de 40% em relação ao que era gasto antes”, diz Henrique. Isso mesmo com investimentos, como as contratações e a aquisição de um veículo zero-quilômetro, um Gran Siena, para atender a região do Entorno do Distrito Federal.

A preocupação com os policiais que atuam no interior, aliás, está presente e tem sido contemplada com ações como as visitas às regionais, oportunidades em que os policiais falam de suas demandas e apresentam os problemas vivenciados. “Isso aproxima a categoria e nos permite pautar a atuação de acordo com as reais necessidades de todos”, afirma Paulo Sérgio.

SINPOL-GO LIVRE E TRANSPARENTE!

Artigo anteriorInformativo – 31/07/2015
Próximo artigoConsiderações acerca da atual politica de pagamento de salários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here