Presidentes do SINPOL e UGOPOCI são chamados a se reunirem com Sec. de Seg. Pública (10/03/16).

0
216

Os Presidentes do SINPOL Paulo Sergio Sérgio Alves de Araújo e da UGOPOCI Ademar Luiz de Oliveira estiveram reunidos nesta tarde (10/03/16) com o Secretário de Segurança Pública José Eliton de Figueredo Junior, com o Diretor Geral da Polícia Civil Álvaro Cássio dos Santos e com o Superintendente Executivo da Secretaria de Segurança Pública Coronel Edson Costa Araújo, para discutirem sobre questões relacionadas ao concurso público anunciado pelo governo do Estado.

Na oportunidade os representantes das entidades expuseram a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre a criação de 500 vagas para uma quarta classe de agentes de polícia, haja vista que mais policiais nas ruas, resultariam em mais trabalhos nas delegacias, o que aumentaria sobremaneira a carga de trabalho hoje suportada pelos escrivães de polícia do Estado.

Foi então apresentada ao Secretário, a idéia da criação de um cargo administrativo, considerando a necessidade das unidades policiais, bem como a proposta salarial disponibilizada pela Administração, o longo interstício de estágio probatório e ainda o nível médio exigido, o que evitaria a depreciação na carreira dos policiais civis.

Com a criação do cargo administrativo, o mesmo otimizaria o trabalho policial, uma vez que hoje, tanto agentes de polícia, quanto escrivães, desempenham funções administrativas que poderiam ser desenvolvidas por outro profissional com habilidades diferenciadas, possibilitando assim, que os policiais se mantivessem envolvidos unicamente com a atividade fim, o que beneficiaria em muito o atendimento às demandas hoje suportadas pela Polícia Civil.

O Secretário José Eliton disse que analisaria a proposta apresentada, mas se manifestou favorável no sentido da manutenção do nível superior para a quarta classe de agente de polícia, e que ainda poderia analisar a possibilidade de redução do interstício.

Os representantes sindicais acresceram que somente poderiam levar à categoria a proposta, se viesse ela atrelada à positivação da reestruturação da carreira, hoje em estudo na Administração.

Ainda na presença dos presidentes do SINPOL e UGOPOCI, o Secretário imediatamente determinou que o processo relativo a reestruturação fosse localizado, e ao saber que este estava em poder da Superintendente da Polícia Técnico Científica, determinou o retorno do mesmo em caráter de urgência à SSP. Na oportunidade o líder da pasta manteve contato com a Secretária da Fazenda Ana Carla Abraão, solicitando imediato estudo de impacto.

Restou acordado um novo encontro nos próximos dias, quando, em tese, já deverá ter sido analisado o impacto de referida reestruturação e quando então o Secretário já terá analisado os argumentos e idéia da criação do cargo administrativo apresentado pelas entidades.

O SSP ainda acresceu que buscará todos os meios possíveis para majorar o valor da AC4 dos policiais, bem como de aumentar a ajuda de custo destinada à Polícia Civil, além de desvinculá-la da dedução de imposto de renda.

SINPOL LIVRE e TRANSPARENTE

Artigo anteriorReunição com Diretoria Geral da Polícia Civil
Próximo artigoPoliciais civis se posicionam contra criação de 4ª classe da categoria