SINPOL se reúne com Diretoria Geral da Polí­cia Civil

0
139

A convite da Diretoria Geral da Polícia Civil, os diretores do SINPOL-GO participaram nesta manhã (12/08) de um café oferecido no gabinete do delegado geral Álvaro Cássio, oportunidade em que foi exposta a necessidade por parte da instituição e da entidade classista, de manterem estreita relação visando o alcance de conquistas à categoria policial, assim como o bem da instituição.

O encontro que teve início às 08h30 perdurou até às 11h30, em decorrência das inúmeras discussões relacionadas à valorização dos policiais civis, bem como do trabalho desenvolvido pela atual Diretoria da Polícia Civil.

Depois de deflagrada a campanha publicitária pelo SINPOL-GO, legitimada pela Assembleia Geral ocorrida no dia 22/03/16, a entidade promoveu a criação de vídeos, esclarecendo a população sobre o sucateamento da Polícia e a falta de investimentos humanos e materiais por parte do Governo do Estado.

Além de se ter alcançado a imprensa e as redes sociais, o SINPOL-GO também oficiou o Secretário de Segurança Pública através do expediente n. 21/2016 (doc. anexo), em 19/05/16, oportunidade em que encaminhou pelo menos 16 (dezesseis) demandas da categoria.

Dentre os temas tratados na reunião de hoje, estiveram:

– REESTRUTURAÇÃO: conta com o projeto parado na Secretaria da Fazenda para estudo de impacto. A diretoria do SINPOL-GO pontuou a necessidade de se levar a sério as necessidades dos policiais e solicitou ao delegado geral e ao delegado adjunto que se tornem os interlocutores e colaboradores da referida demanda, sendo-lhes cobrado comprometimento com a classe policial, no que os mesmos esclareceram que assim o farão e também reconheceram tratar-se de uma justa demanda de valorização.

– RETROATIVO DAS PROMOÇÕES RELATIVAS À JANEIRO/2015 (PROMOÇÃO CONCEDIDA EM 16/06/15 – Diário Oficial n. 22.102/15): os policiais civis que façam jus a esse direito devem promover pedido administrativo diretamente no RH da instituição, com o servidor Mardane, e a tendência é que os mesmos recebam o valor.

– RETROATIVO DAS PROMOÇÕES RELATIVAS À JULHO/2015 (PROMOÇÃO CONCEDIDA EM 01/03/16 – Diário Oficial n. 22.275/16): o retroativo a janeiro do corrente ano já foi devidamente repassado ao policial civil que fazia jus ao valor, no entanto, quanto aos meses de AGOSTO/DEZEMBRO, será necessário que o policial ingresse judicialmente com o pedido, pois não há indicações no sentido de que administrativamente alcançarão a quantia que lhes cabe.

– PROMOÇÕES DE JULHO/2016 e PROGRESSÕES JANEIRO/2016: ambas deverão ser concedidas em conjunto, já que ínfimo o número de vagas para as promoções, o que deve ocorrer em breve.

– APOSENTADORIA ESPECIAL: a mesma deverá ser concedida com integralidade e paridade, a princípio, apenas aos policiais que contam com processos sobrestados, sendo que quanto às demais situações, serão analisadas caso a caso.

– REAJUSTE 2016: deve ocorrer dentro da normalidade, considerando os encontros havidos entre o SSP e o DGPC.

– AC 4: tem-se buscado realizar o pagamento dentro do período trabalhado, tendo o delegado adjunto Marcelo Aires se colocado à disposição para sanar situações que estejam em desacordo com o que prevê a lei sobre referida ajuda de custo.

-LIMPEZA DE DELEGACIAS: nos próximos dias, empresas de prestação de serviço serão contratadas para atuarem em todas as delegacias do Estado, devendo o trabalho ser prestado ininterruptamente, além do que, o material de limpeza que costumeiramente era adquirido por policiais em suas respectivas unidades, está à disposição no almoxarifado da PC, sendo necessária a retirada do mesmo mediante requisição (fotos anexas).

– MATERIAL DE CARTÓRIO: uma compra já foi realizada e os materiais faltantes nas unidades policiais devem ser retirados em Goiânia mediante requisição. Há iniciativas no sentido de que materiais de escritório não faltem mais nas unidades policiais.

– MANUTENÇÃO PREDIAL: por meio do PDDQ (Programa Dinheiro Direto nos Quartéis e Delegacias), estão sendo destinadas verbas para as reformas de unidades policiais, a exemplo do 5° e 21° DP de Goiânia, já em andamento, havendo autorização para reformas do 20°DP, 26°DP e DEAM de Goiânia.

– FROTA DE VEÍCULOS: previsão de que ocorra a troca até o mês de novembro do corrente ano, além do aumento de outros 300 veículos.

– ARMAMENTO: já adquiridas pistolas e sub-metralhadoras SMT 40, calibre 12, havendo previsão de que fuzis serão adquiridos nos próximos meses.

– COLETES BALÍSTICOS: enfim a Polícia Civil conta hoje com 1.000 coletes com validade até 2018; e outros 484 femininos e 1209 masculinos, novos, com validade de 5 anos. A diretoria geral orienta aos policiais que estejam com coletes vencidos, que realizem a troca dos mesmos.

– PÁTIO PARA VEÍCULOS APREENDIDOS: Já se encontra em negociação com o DETRAN a disponibilidade de pátio para o encaminhamento de veículos apreendidos.

– PRESOS/CADEIAS: Já há solicitação para que a guarda de presos fique sob responsabilidade da SEAPE (Superintendência Executiva de Administração Penitenciária), havendo determinação inclusive para que a Agência Prisional assuma os presos de Santa Cruz e Orizona, pertencentes à circunscrição da Delegacia Regional de Catalão.

– GIROFLEX / SIRENES PARA VIATURAS DA FROTA PRÓPRIA: Já adquiridos, e a princípio serão instalados em viaturas de delegacias do Entorno do Distrito Federal.

No decorrer do encontro, o delegado geral apresentou aos diretores do SINPOL alguns departamentos da Polícia Civil, instalados na Secretaria de Segurança Pública que já foram reformados e que contam com novo mobiliário, a exemplo o protocolo da instituição; a sala de atendimento do Setor de Transporte; a seção de almoxarifado e armamento; o núcleo de Arquitetura e Engenharia da PC.

Há de se reconhecer que a policiais civis vem sendo possibilitado galgar postos estratégicos na administração da instituição, a exemplo o agente de polícia CLÁUDIO ALVES DIAS, Coordenador de Engenharia e Arquitetura da Polícia Civil, o agente de polícia Alisson, que foi aprovado em seleção interna, na área de jornalismo, além do também agente de polícia IVAN SANTANA, que ocupa a Coordenação de Gestão em Logística da instituição, dentre outros policiais que na atual direção tem sido oportunizado a mostrarem suas capacidades.

O SINPOL acredita e tem o reconhecimento por parte dos gestores da Polícia Civil, que sua atuação tem sido fundamental para promover as mudanças necessárias no processo de avanço nas condições físicas das unidades policiais e, por consequência, na prestação de um serviço de qualidade, mas entende que a valorização do policial civil continua sendo necessidade urgente, razão pela qual foi enfatizado e repetidamente dito sobre a prioridade da aprovação do projeto de reestruturação.

SINPOL LIVRE e TRANSPARENTE

Artigo anteriorPresidente do SindMETAL de Goiás e Vice-Presidente da CSB visitam sede do SINPOL-GO
Próximo artigoConvocação para Assembleia Geral 15/09/2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here