quinta-feira, março 28, 2024

SINPOL se reúne com Secretários João Furtado, Joaquim Mesquita, Coronel Edson e Diretor Geral Adjunto Marcelo Aires

A manhã de hoje (15/02) foi marcada por uma reunião de lideranças classistas representativas dos policiais civis, que teve término há pouco, com os Secretários João Furtado, Joaquim Mesquita, Coronel Edson e com o Delegado Geral Adjunto Marcelo Aires, este que iniciou o encontro explanando sobre a reunião ocorrida na tarde de ontem (14/02), na Secretaria de Segurança Pública.

João Furtado iniciou dizendo que o governo de Goiás optou por dar tratamento diferenciado às forças de segurança do Estado, incluindo todas as carreiras da SSP, arguindo que o Governador reconhece a relevância disso ocorrer, sobretudo, pelo momento delicado que o país atravessa.

No que se refere às promoções, restou definido que ficará a cargo do Delegado Geral Álvaro Cássio a questão, e que, em um primeiro momento, não será alterada a data da promoção na PEC para os policiais civis, mas que eventualmente poderá ocorrer o fracionamento das mesmas, para não sobrecarregar o caixa do Governo. Quanto a indicação do mês de dezembro na PEC, refere-se única e exclusivamente à PM, em decorrência do quantitativo de policiais, que é maior.

Com relação às progressões, as mesmas não serão revogadas, devendo haver conversações com a SEGPLAN sobre ajustes dos meses para concessão.

Segundo os secretários, apesar do Programa de Austeridade prever em dez anos a recuperação da receita, o Governo pretende que os ajustes das contas ocorram em três anos, com a votação da PEC.

Os secretários reiteraram que o governo está olhando com cuidado a área segurança pública, com o plano de austeridade segundo explanação, a PEC busca o enxugamento da folha de pagamento com pessoal tanto da SSP, quanto de outros órgãos, aumentando a receita e diminuindo a despesa, contudo, serão preservados os reajustes legais previstos para 2017 e 2018. Além disso, a PEC busca garantir fundos para futuras nomeações de servidores que estão em fase de concurso(PC, PM, BM, Agência Prisional e SPTC).

O Secretário Joaquim Mesquita sugeriu gestões para sanar questões afetas às progressões.

Segundo João Furtado, há rumores que a princípio o Presidente Michel Temer irá excluir as forças de segurança da reforma da previdência.

Joaquim Mesquita pediu apoio à PEC, pois não será prejudicial às forças de segurança do Estado e que os ajustes se fazem necessários.

Quanto a questão afeta a Classe Especial I, tanto Furtado quanto Mesquita, disseram da necessidade de se sanar a demanda o quanto antes e justificaram que o Estado não tem cumprido com o repasse das diferenças das progressões em dia, em virtude da queda da receita e aumento das despesas.

O Presidente do SINPOL, Paulo Sérgio, propôs junto às demais lideranças, que seja realizado o pagamento das licenças-prêmio dos aposentados, mesmo que parcelado, como ocorreu com alguns delegados. Na oportunidade o Secretário Joaquim Mesquita pediu que lhe seja encaminha a relação dos servidores para análise e solução do problema.

Paulo Sérgio disse ainda do retroativo das promoções atrasadas e da necessidade do pagamento, ficando a cargo do Secretário Joaquim Mesquita analisar o caso e ver a solução.

Por fim, o Secretário de Segurança Pública Coronel Edson, solicitou dos Secretários Joaquim Mesquita e João Furtado que busquem apoiar as questões das forças de segurança, pois tem se esforçado em procurar sintonia com as representações das categorias.

Ficou marcada para amanhã, às 08h, uma reunião com o Delegado Edilson de Brito, no CONSID, com os representantes classistas, para tratar das progressões, do retroativo das promoções dos policiais que deveriam ter sido promovidos em julho de 2015, mas que somente o foram em março de 2016, e o pagamento das licenças-prêmio aos aposentados.

SINPOL LIVRE e TRANSPARENTE

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram