quinta-feira, março 28, 2024

Operação Data Saving prende suspeito de golpe contra servidores públicos

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (GREF) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), desencadeou na última quarta-feira, 18, uma operação policial que teve por finalidade o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva de um suspeito de praticar diversos golpes com a utilização de dados de servidores públicos federais. O suspeito estava residindo na cidade goiana de Valparaíso, no entorno do Distrito Federal.

As investigações, que começaram há cerca de dois meses, foram iniciadas a partir do relato de alguns professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), noticiando que seus dados haviam sido utilizados indevidamente para a abertura de contas bancárias, contratação de empréstimos, realização de compras e até mesmo a portabilidade de seus salários para essas contas fraudulentas.

Durante as buscas foram apreendidos diversos documentos comprobatórios da suspeita dos investigadores, além de outros que comprovam a envolvimento do suspeito em fraudes praticadas contra, pelo menos, mais oito servidores públicos federais lotados nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.

A suspeita é de que o investigado obtinha os dados dos servidores a partir do acesso a informações do Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEP) do Executivo Federal, o que ainda é objeto de investigação.

As investigações continuam a fim de serem localizadas outras vítimas e a polícia agora trabalha para identificar e prender outros eventuais integrantes do grupo criminoso

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram