quinta-feira, março 28, 2024

Secretário de Segurança, Ricardo Balestreri, se reúne com representantes dos policiais civis.

Na tarde de hoje (24/03), às 15h, ocorreu na SSP a primeira reunião intermediada pela Diretoria Geral da Polícia Civil, entre o novo Secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri e representantes do SINPOL, SINDEPOL, APPEGO, UGOPOCI e ADPEGO.

O encontro, solicitado desde a nomeação do novo secretário, serviu para dar as boas vindas a Balestreri ao Estado de Goiás, bem como frente a pasta da Segurança Pública, e ainda para buscar junto ao líder, a solução rápida das demandas mais urgentes constantes na PEC 3548, prevista para ser levada à votação na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (28/03).

Em resumo os presidentes das entidades solicitaram do SSP gestões no sentido de que os policiais civis tenham tratamento isonômico no que se refere àquilo que for inserido na PEC às forças policiais.

Foi também discutida a necessidade de manutenção da progressão a todos os segmentos que compõem o quadro da Polícia Civil, e o retorno de duas promoções anuais, já que apenas uma abrange a categoria, atualmente.

Pleiteou-se também que não seja suspensa pela PEC, como consta de seu texto original, a possibilidade de realização de concurso público para preenchimento de vagas nos quadros da Polícia Civil, tendo em vista o baixo efetivo, o aumento considerável de aposentadorias frente à reforma da previdência, e o número insuficiente de vagas abertas nos concursos em andamento, além de se considerar a suspensão do concurso para o cargo de delegado de polícia, o qual deve não prosperar diante da fraude que vem sendo apurada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP). Na oportunidade, um levantamento realizado pelo Departamento de Gestão de Pessoas da Polícia Civil, foi apresentado ao Secretário, mostrando a defasagem do efetivo na instituição.

Participaram também do encontro o Delegado Geral Álvaro Cássio, o Delegado Geral Adjunto Marcelo Aires, o Delegado de Polícia e Superintendente Estadual de Inteligência Danilo Fabiano Carvalho e o Delegado de Polícia Eraldo José Augusco, hoje atuando na assessoria do Secretário de Segurança.

Em sua fala, Ricardo Balestreri disse que ao assumir a pasta e buscar saber das ações de cada instituição, ficou satisfeito de ver a produção e os resultados positivos da Polícia Civil, que mesmo com parcos recursos, tem realizado muito. Destacou ainda que a verba destinada à Secretaria de Segurança é baixa, mas que irá buscar viabilizar melhoras.

Dada a palavra ao Presidente do SINPOL, Paulo Sérgio Alves de Araújo, este desejou as boas vindas a Balestreri e destacou que os policiais civis goianos se encontram entusiasmados pelo histórico humanista do então Secretário, e que isso traz à categoria esperança de melhoras, além é claro, de dizer de sua satisfação em terem a mesma formação, já que ambos historiadores.

Foi apresentando ao Secretário na ocasião, ofício unificado das entidades, oportunidade em que Balestreri garantiu que defenderá tratamento isonômico entre as instituições, e dentre os temas, a concessão de duas promoções anuais aos policiais civis.

Na oportunidade Balestreri comprometeu a se reunir com o Secretário João Furtado já no início da próxima semana, a fim de buscar definitivamente resolver a questão da progressão aos servidores policiais civis, além de batalhar pelo retorno das duas promoções.

SINPOL LIVRE e TRANSPARENTE

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram