sexta-feira, março 29, 2024

Policiais civis participam de manifestação pelo pagamento do salário de dezembro

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol-GO) participou na tarde desta segunda-feira (14) da assembleia geral dos servidores públicos, realizada em frente a sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em Goiânia, para cobrar o pagamento do salário referente ao mês de dezembro. A manifestação foi coordenada pelo Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos de Goiás, que tem buscado negociar com o governador Ronaldo Caiado o pagamento integral da folha.

Mais de 20 entidades estavam presentes no evento, que reuniu servidores de diversas categorias, entre eles policiais civis, militares, bombeiros e professores, e também deputados eleitos como o delegado Humberto Teófilo (PSL).

Durante a Assembleia, o Fórum relembrou o histórico de negociações que culminou na manifestação. O principal ponto foi estudo técnico que avaliou a viabilidade financeira e jurídica do pagamento a ser quitado. Segundo as entidades, o relatório final concluiu que não havia impedimentos legais ou de ordem orçamentária e apontava solução para as finanças estaduais sem prejudicar o funcionalismo público.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) recebeu o documento no dia 10 de janeiro, mas reiterou que sua decisão de adiantamento da folha de janeiro sem ter uma data prevista de quitação para o mês anterior era irreversível.

“Nós servidores públicos, principalmente policiais civis, amargamos 20 anos de desrespeito por parte de um governo, com uma carreira que não se desenvolvia de acordo com a atividade que desempenhamos. Nós fomos ao Caiado, durante as eleições, e declaramos nosso apoio a ele. Agora, ele precisa se sensibilizar que é o servidor público é quem faz o Estado andar. Não é político, não é deputado. É quem está no front. Quem faz a segurança pública é o policial”, disse o presidente do Sinpol, Paulo Sérgio Alves de Araújo.

“O governo passado empenhou o pagamento apenas de quem recebe fortunas, mas nós, que recebemos pouco, não temos salário. E o atual não cumpre o compromisso com o servidor público, o policial. Pedir fiado? Isso é falta de dignidade. A garantia de dignidade do servidor é o salário. Empenhamos nosso apoio a ele e estamos aqui para lembrá-lo que dignidade é o nosso salário”, desabafou.

As entidades do Fórum temem ainda que, com o relatório do Ministério da Economia, o Estado consiga entrar no programa de recuperação fiscal, uma vez que o atraso de salário do funcionalismo é um dos pré-requisitos, trazendo impactos a longo prazo, como fim das promoções, progressões de carreira, pagamento de data-base e demais alterações na folha salarial.

O Fórum destacou que a assembleia era um ato simbólico para transmitir o recado que a proposta de antecipação da folha de janeiro, sem o pagamento de dezembro, é “inaceitável”. No entanto, declarou que o canal de negociação com a equipe econômica do governo estadual continua aberto.

A proposta da criação de uma comissão para buscar novas reuniões com governador foi aceita pelos participantes, assim como a data da nova assembleia, marcada para o dia 17 de janeiro.

As entidades do Fórum pediram aos servidores presentes que participem das discussões e das manifestações, além de tentar sensibilizar os demais colegas, pois a movimentação em redes sociais, como Facebook e WhatsApp, não serão suficientes para solucionar o imbróglio. Os representantes do Fórum pediram ainda atenção para evitar o compartilhamento de fake news que prejudicam as discussões sobre o tema.

SINPOL LIVRE E TRANSPARENTE!

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

1 COMENTÁRIO

  1. Pode-se apresentar as contas ao MP ou a OPOSIÇÃO para que o embrólio da recuperação fiscal vá por de água a baixo, já que o objetivo seria este.
    Apresentemos as contas, agora se depois da apresentação ainda existir possibilidade de RRF é porque já houve a negociação com o Governo Federal, então nos restará apenas as dividas e o repasse ao cidadão dos prejuízos de tamanho descaso.
    Precisamos expor as contas no noticiário e jornais.
    Vamos propor uma vaquinha para tal ação.