Pioneiro no mundo, trabalho realizado na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) foi tese de doutorado da escrivã. Pesquisa será apresentada no Encontro e visa agilizar inquéritos em casos de estupro de vulnerável
A escrivã de Polícia, Viviane Teles Ribeiro Pina, que é doutora em Psicologia, está representando toda a categoria de policiais civis do Estado de Goiás no 28º Encontro Nacional de Psicologia e Medicina Comportamental, realizado no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 15 e 18 de agosto.
Durante o Encontro, a escrivã apresentará a pesquisa “Projeto Contacto”, feita dentro da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e base para tese de doutorado. O levantamento considera o diagnóstico verbal em casos de crimes sexuais que envolvem crianças e adolescentes, com a finalidade de dar o tratamento e responsabilização adequada. Viviane ainda revela que esse tipo de análise é única no mundo e que pesquisadores do Reino Unido já estão interessados no método criado em Goiás.

“Os dados que trabalhamos e vamos apresentar no Congresso são todos reais, que nós levantamos desde 2014. São dados a respeito de crimes sexuais em desfavor de crianças e adolescentes. O diferencial desta pesquisa foi utilizar a análise de comportamento verbal para realizar um diagnóstico mais preciso e apresentar a real condição da vítima nos inquéritos, elevando, assim, a segurança quanto a responsabilização do suspeito.”, explica a doutora.
A apresentação do “Projeto Contacto” no Simpósio será neste sábado (17) às 17h na Sala 2 do Centro de Convenções. O Congresso Nacional de Psicologia e Medicina Comportamental discute nesta edição a “Análise do Comportamento e Diversidade de Atuação”. A expectativa é de que sejam apresentados no evento resultados do conjunto de práticas, fundamentadas no conhecimento científico, na ética e no respeito mútuo, assim como na descoberta constante de parcerias relevantes e amizades na Análise do Comportamento.
Dentro do Congresso também será entregue o Prêmio Innovare, tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.
Clique aqui e conheça o Projeto Contacto no site do Instituto Innovare.
SINPOL LIVRE E TRANSPARENTE
Uma profissional sensacional, única, um grande exemplo para todos nós profissionais que atuamos na área Investigativa e Pericial de crimes contra crianças e adolescentes.
Rildo Silveira